Começo de ano e início de temporada todo mundo se anima em comprar um cavalo. Os mais experientes já sabem o que fazer, mas quem está comprando seu primeiro cavalo tem que ficar atento para não fazer nenhuma besteira e acabar com uma dor de cabeça!

 

 

Comprar um cavalo não é simplesmente olhar e gostar, envolve muito mais do que isso. Por esta razão temos que garantir que estamos tomando a decisão certa.

Mas como fazer isso?

Seguem alguns passos para não levar “gato por lebre”;

– Experimentar o animal mais de uma vez, se possível ficar uns dias com ele ou até mesmo pular uma prova.

– Chamar um veterinário de sua confiança ou de confiança de um amigo para fazer o exame de compra. (Nunca um veterinário indicado pelo vendedor do animal).

– Pesquisar o histórico do animal, de onde vem, quem foram seus donos, o que fazia, se competia, em quais categorias…

– Conversar com antigos proprietários do mesmo.

– Garantir que o cavalo é o que você procura e se é o melhor para você. (Não adianta comprar um cavalo que na mão dos outros é fantástico, mas não encaixou na sua montada).

– Fazer visitas ao local onde o cavalo está sem avisar, pois se houver qualquer tipo de problema, sabendo que você vai, ele será mascarado.

– Se você confia no seu treinador, sempre vá com ele escolher, ele poderá te ajudar a escolher o animal que se enquadre dentro do que você procura e da sua capacidade.

Comprar um cavalo é algo que vai ficar com você por um bom tempo e que vai lhe exigir uma manutenção mensal. Sabendo exatamente o que está comprando pode lhe fazer economizar a longo prazo.

Fuja de pessoas que lhe empurram um animal, que digam que não é necessário um exame de compra ou que que você se adaptará logo com um cavalo que não se deu bem.

Lembre-se que a partir do momento que comprou um animal você tem que ter seu próprio material (sela, cabeçada, bridão, cabresto…) então também separe um orçamento para isso.

Fazendo todos os passos certinhos há grandes chances de você encontrar um bom companheiro, mas se acabar pulando algumas etapas… corre o risco de se decepcionar com sua escolha.

AryBotasSpur