25 anos no meio dos cavalos no Brasil e achava que todos os lugares eram iguais. Só que não, pelo menos aqui na Califórnia, quando você vai estabular um cavalo é totalmente diferente.

No brasil quando você vai ver um lugar para estabular o cavalo, está incluso serragem, ração, feno, tratador e cuidados básicos (piquete, selar o cavalo, dar banho, colocar capa…). 

Além do mais você pode usar a pista e fazer o que você quiser, tendo ou não um treinador. Os reparos básicos na baía do seu cavalo também estão incluídos.

Bom, por aqui (Califórnia) não é bem assim. 

Clint One Thousand e Thaty
Clint One Thousand e Thaty

Quando você vai ver um local para estabular seu cavalo e só a baía e pronto, serragem e feno são pagos à parte, mas de responsabilidade do haras.

Não é comum dar ração para os cavalos, alguns dão suplementos, mas o proprietário tem que cuidar disso ou contratar um serviço de tratador à parte.

Alguns lugares você tem que pagar para usar o piquete, outros tem limite de tempo (15 minutos).

Você só pode usar a pista se não estiver ocorrendo aulas, porém você não pode saltar de maneira alguma sem ter aula com o treinador responsável pelo local. 

Então, se você quer saltar seu cavalo ou utilizar outro treinador que não seja do local, você não poderá usar a pista, a única saída são as pistas públicas.

Sim, isso mesmo, por aqui tem pistas públicas, redondel público e tudo mais, na qual qualquer um pode entrar e usar, porém apenas instrutores cadastrados e autorizados podem dar aulas em locais públicos.

Então o que você mais vê por aqui são os proprietários de cavalos no haras pelo menos duas vezes por dia, para limpar as baias, dar comida, soltar no piquete, colocar e tirar capa e checar se está tudo bem. Mas se algo acontecer com a sua baía, você tem que pagar extra para ser consertado.

Ah… também não tem quarto de sela, você tem que comprar seu próprio armário e deixar na frente da sua baía para o seu material. Se você contrata um sistema de tratador eles não limpam seu material e cobram a parte qualquer coisa diferente que tem que ser feita.

Ou seja, se você tem cavalo no Brasil e vem para cá, a diferença é enorme. Mas, não para por aí, o jeito de ir para as provas também é bem diferente, mas deixo para uma próxima.

Ps: Eu tenho um cavalo aqui, tentei manter meu cavalo no haras em que trabalho, mas para ser honesta, não dei conta. Passei um final de semana sem ir checar ele e quase deu caca. 

Sinceramente, para ter um cavalo aqui sem ter que gastar MUITO é muita dedicação, você tem literalmente que viver para o cavalo, separar umas 3h do seu dia para isso e não faltar nunca, quando não puder ir ter que pedir para que alguém cheque se está tudo certo.

Hoje, meu cavalo está no haras de uma amiga, no pasto vivendo a vida de cavalo e pessoalmente, do jeito que as coisas são por aqui, é por lá que ele vai ficar sendo cavalo e feliz.

AryBotasSpur