Na noite passada, vi no Instagram de amigos envolvidos com hipismo alguns absurdos ditos por uma “famosinha” que se autodenomina protetora dos animais, mas que insiste em criticar os cavalos. Embora eu reconheça que há muitos casos de maus-tratos a cavalos por aí, eu mesma já resgatei três animais em situações complicadas, infelizmente dois deles não sobreviveram.

Porém a grande maioria dos cavalos são sim tratados como reis, tem vidas extremamente boas… e sim muito melhor do que muita gente.

Segue a publicação:

institutoluisamell


“Cavalos, como pessoas, envelhecem. Seus rostos e bocas ficam enrugados exatamente como os nossos com o passar do tempo. Sentem todas as dores e dificuldades da idade como nós. Um cavalo vive, em média, 25 anos se bem tratado, mas quando é submetido a esforço ou trabalho dificilmente chega aos 7 ou 8 anos. O peso de carroças, o treinamento cruel para corridas ou saltos colocam em risco seus ligamentos que comumente se rompem e quando isso acontece, eles acabam sendo descartados ou euntanaziados, pois tornam-se custos apenas para aqueles que tanto os exploraram. Muitos exploradores batem no peito dizendo que “seus cavalos são tratados melhor que gente”, mas sempre mostram fotos de cavalos novos, com menos de 5 anos e em situações controladas. Nunca vimos fotos de cavalos idosos como esse senhorzinho lindo da foto, já com todas as rugas da velhice pelo rosto, sinal de que teve uma vida digna. Não acredite nas mentiras que contam para você. Não frequente ambientes onde animais são usados para qualquer atividade de trabalho ou de lucro.”

 

Agora vamos lá… 

Ah… como estou brava com essa mulher e não é a primeira vez, a meu ver ela faz de tudo para se promover e quando vê que precisa de mais atenção começa a falar asneiras (vamos deixar claro, que admito que as vezes ela realmente faz o bem para alguns animais, porém fazer o bem é algo de coração e não propaganda e auto promoção). 

Primeiro qual seria a idade do “senhorzinho” que ela diz? Se me disser 15 anos vou cair na gargalhada aqui.

Não posso falar por todos (por mais que conheça muita gente no meio do cavalo e não só de salto e sei o quão bem tratados são seus animais e o quanto que seus proprietários fazem para que eles sejam extremamente bem cuidados).

Eu tenho hoje três animais, segundo Lusa Mel, seriam 3 múmias, pois meu cavalo mais novo tem 14 anos. Depois tenho um de 20 anos e outro de 23 anos. Todos na ativa, treinando, saltando, se divertindo. 

Nenhum, digo literalmente nenhum tem nenhum tipo de lesão, são todos 100% saudáveis. O Biscoito está comigo há 17 anos… desde os 4 anos participa de provas de salto comigo, jamais teve uma lesão grave se quer.

Acho muito bonito você usar um esporte olímpico para se promover, falar asneiras e provocar toda uma comunidade de bem. Agora nem falo do Hipismo, será que ela realmente conhece proprietários de cavalo?

Aquelas pessoas que são tão viciadas em seus animais que muitos os tem tatuados, que suas joias são na base dos cavalos, que suas vidas giram em torno deles, que compram propriedades para poderem viver ao lado de seus animais… O cavalo para muitos não é apenas um animal e sim um estilo de vida.

Essa comunidade que paga literalmente fortunas em profissionais capacitados para dar a melhor vida a seus amigos, que paga mensalmente mais do que a mensalidade de uma escola boa para que seus animais tenham todo o conforto de uma vida boa e saudável e quando ficam doentes muitos dos proprietários nem questionam e gastam todo o necessário para que seus amigos melhorem, que passam madrugadas a fio ao lado de seus cavalos quando necessário…

Isso ela não vê, toda a atenção, cuidado amor e carinho que está envolvido neste estilo de vida. Não precisa ir muito longe, do seu celular ou computador, basta pesquisar o estilo de vida de quem tem cavalo, abra qualquer conta do Instagram de alguém que monte e você vai notar que o que mais está envolvido é o AMOR.

Peço a todos que parem de acreditar em tudo que se lê na internet, pois infelizmente tem gente que tenta se promover de maneiras erronias, aos meus amigos do cavalo, vamos mostrar o quanto nossos amigos são amados e que jamais abandonamos eles, mesmo tendo idade.

Se tens alguma dúvida de como são tratados os animais, lhes convido para conhecer o local onde os meus vivem, lá eles ficam soltos o dia todo brincando com outros cavalos, com espaço o suficiente para correr e fazer tudo que bem intendem. Também podes encontrar cavalos com mais de 30 anos e o cavalo na qual sou completamente apaixonada, que no alto dos seus 27 anos, da caldo em muito potrinho, tirando que a aparência dele é espetacular.

 

Formosa com quase 15 anos..

 

Passieur chegando aos 23 anos…
Thaty e Biscoito

 

Biscoito, este ano no dia 25 de outubro faz 20 anos… esta com a nossa familia desde os 3 anos de idade…
AryBotasSpur