Muitas pessoas tem o sonho de aprender a montar cavalo, mas quando tem condições para realizar este sonho acham que estão muito “velhos” para isso. Grande engano, o Hipismo é um dos únicos esportes que não tem idade e pelo contrário ajuda bastante a ter uma vida mais saudável.

Me lembro um dia em São Paulo onde havia uma família que tinha marcado uma aula avulsa. Eram 3 pessoas, quando chegaram vi que era o filho, o pai e a avó… o único detalhe era que o filho tinha uns 40 anos, o pai uns 60 anos e a avó uns 80 anos. Eles tinham marcado a aula os 3 juntos pois era o sonho da vida da avó montar a cavalo, então todos foram apoiar e participar também. Ficou gravado na minha memória a alegria dela em cima do cavalo e a felicidade depois da aula… ela passou mais 1h mimando o cavalo.

O que tinha a deixado mais surpresa é que ela imaginava que naquela idade seu sonho não poderia mais se realizar e quando ela pode montar quase que nem acreditou.

Quando o ser humano chega à terceira idade, qualquer exercício que movimente o corpo sem risco de lesões faz muito bem ao organismo. Praticado de forma correta, com supervisão, o hipismo para idosos contribui para o desenvolvimento de aspectos como equilíbrio, força muscular, coordenação motora, atenção, aperfeiçoamento e conscientização do próprio corpo. Além disto, a atividade ajuda o idoso a recuperar a autoconfiança, autoestima e qualidade de vida.

Hoje, no hipismo temos muitos casos de atletas com mais idade em provas grandes e até olimpíadas. Felizmente é um esporte que quem começa mais tarde tem chances de chegar onde quiser, basta se dedicar. Temos o exemplo de um japonês de 70 anos, que participou das olimpíadas e ficou muito bem classificado (a frente de toda a equipe brasileira, feita apenas de jovens).

Mas, vamos deixar de lado o atleta e pensar na pessoa comum, que sempre foi apaixonada pelo cavalo, então nunca é tarde para começar, o importante é ir a um local com profissionais responsáveis, que saberão como ajudar a começar.

Pense sempre em montar com segurança, não fique motivado a montar em qualquer lugar, coisas como “vou no sítio do amigo lá ele tem um cavalo”, não é o melhor caminho para garantir o seu prazer.

Nos Estados Unidos para incentivar a prática do hipismo entre os seniores foi criado o “Grupo dos Centenários” onde só pode participar quem conseguir atingir 100 anos ou mais somando a idade do cavalo junto com a do cavaleiro…

Então… vamos começar a montar?

Ps: na minha família também tenho caso de quem começou a montar depois dos 50… meu pai… e hoje com 60 anos é apaixonado por seu cavalo… até que a foto principal é ele com seu fiel amigo Vergano…

AryBotasSpur