Cavalos são seres tão grandes e ao mesmo tempo tão sensíveis, qualquer coisinha pode abalá-los. Uma coisa simples como um corte, pode ter conseqüências bem piores do que imaginamos.

Sábado retrasado dia 20 de setembro fui montar o Bis e senti que ele estava estranho, desci e comecei a revirá-lo e ele sem demonstrar nada, depois olhando melhor achei um corte na pata da frente (onde seria a axila, o cotovelo do cavalo). Provavelmente quando ele foi rolar encaixou a mão debaixo do braço e a ferradura abriu uma ferida.

Ai pensei, “é só lavar, passar a pomada e pronto”, triste ilusão. Na segunda-feira recebi um telefonema no qual a dona da hípica me pedia para que meu vet fosse lá urgente que tinha inchado muito. Não levei muito a serio liguei para o meu Veterinário ele passou um antiinflamatório e novamente pensei “agora ta tudo certo, logo mais esta melhor”. Na terça-feira fui vê-lo e tomei um susto. A pata da frente estava inteira inchada, os boletos, joelho e tudo mais.

 

Liguei para o Veterinário, expliquei tudo certinho e o diagnostico foi LINFANGITE. Recebi uma bíblia pelo Whatsaap do que deveria ser feito, vários remédios e procedimentos. Após 1 dia de tratamento já estava 80% melhor.

Agora o que é Linfangite? Para leigos, é quando um corte inflama, junto com a inflamação vem o edema (inchaço) e esse edema desce para os membros tornando muito difícil a drenagem do liquido inflamatório. Isso pode causar sérias conseqüências se não tratado imediatamente. Além do mais causa uma dor muito grande para o animal.

O Bis ficou mancando por uma semana, hoje mais de uma semana do ocorrido ele ainda não esta 100%. Acabou o tratamento, mas agora ele esta com receio da dor que estava sentindo antes.

Agora imagino se eu tivesse negligenciando o ocorrido o que poderia vir a acontecer! Então fica a dica, sempre prestar atenção quando seu cavalo se machuca afinal uma pequena coisa pode se tornar um problemão!

 

SpurAryBotas