Isso mesmo, cair faz parte de andar a cavalo, se não aceitar isso é melhor parar, temos que estar preparados, pois um dia a queda vem.

Existe a real possibilidade de cair toda vez que montamos em um cavalo (conheço até gente que caiu na hora de montar) e nisso não importa se estamos montando por esporte ou para fazer um simples passeio, se o cavalo é manso ou bravo. A queda vem as vezes de um susto que o cavalo tomou e você nem viu, lembre-se, o cavalo é um animal de fuga e, portanto, para ele sempre “existe um predador à solta”.

Em tudo que fazemos, uma hora ou outra erramos, muitas vezes no hipismo o erro vem com a queda. Não adianta iludir os alunos novos de que não há riscos. Conheço pessoas que caíram na primeira aula e nem por isso deixaram de praticar o esporte.

Mas, o que vejo por aí é bem diferente, vejo escolas garantindo 100% de segurança quando o aluno pergunta sobre o risco de queda e quando a queda acontece aparece a frustração devido a promessa.

Vejo que o assunto queda é o que trava muitas pessoas a começar a praticar, pois as quedas normais passam “batido” e apenas as quedas drásticas ou fatais são comentadas, com isso criasse um mito de que cair de um cavalo é “extremamente perigoso” o que não chega a tanto.

Nosso esporte é bastante seletivo, quando em competição apenas 1 ganha com isso nos esforçamos ao máximo para ser este número 1. Aí no caminho podem vir as quedas, que não são apenas para os iniciantes, em todos os níveis caímos, basta assistir a uma olimpíada e ver quantos não vão para o chão.

Também não é o fim do mundo, à maioria das vezes uma queda “machuca” mais o ego, mas para minimizar é importante usar os materiais de segurança como capacete (que é obrigatório) e o colete (desejável).

O fundamental é começar de forma correta a montar cavalo, em uma escola com profissionais competentes que saberão respeitar o seu tempo e o seu preparo, irão trabalhar sua musculatura, seu equilíbrio e passar as experiencias necessárias para evitar as quedas.

Escolha muito bem onde e com quem vai começar.

SpurAryBotas