Algo tão comum para quem tem cavalos, afinal temos que ferrá-los a cada 30 ou 45 dias. Mas, não nos damos conta da importância que isso tem, principalmente na escolha de um profissional competente, às vezes caímos no conto do preço.

 

A escolha de um bom profissional é fundamental para a boa saúde de nossos animais, mas se sem querer errarmos nesta escolha as consequências podem ser piores do que imaginamos.

Os cascos são a base dos cavalos, cascos bons, saudáveis e equilibrados fazem com que os cavalos fiquem bem. Cascos desequilibrados ou com algo de errado faz com que os cavalos tenham uma sequência de problemas e muitas vezes sérios.

Mas como saber se meu cavalo está sendo ferrado corretamente?

Para isso temos dois meios:

–  O primeiro e recomendado, conversar com seu veterinário. Ele é a pessoa que estudou e que conhece exatamente como o cavalo deve ficar. Em suas visitas ele irá acompanhar o ferrageamento e, algumas vezes, sugerir algumas pequenas alterações para melhorar o desempenho de seu animal. O interessante é que o ferreiro e o veterinário estejam em contato para que tudo saia da melhor maneira possível.

– O segundo, é quando não se tem um acompanhamento periódico de um veterinário e se tem que escolher um ferreiro por conta. Aí voltamos a famosa pesquisa, perguntar em sua região para pessoas que tem animais que façam o mesmo que você. Pedir referencias para veterinários conhecidos e assim vai. Converse com o “profissional” veja que cursos ele fez e/ou com quais profissionais ele trabalhou e foi treinado.

Fuja dos “autodidatas” pois 90% deles não sabem realmente o que estão fazendo.

É bom sempre lembrar que neste caso o barato sempre sai caro. Desconfie quando o ferrageamento é muito barato, quando o ferreiro não aceita opiniões externas e principalmente quando não leva a sério o que o Veterinário diz.

Tente acompanhar o ferrageamento até ganhar confiança em quem está ferrando e se tiver alguma dúvida, questione, não fique quieto, se for alguém bom, não terá problemas nenhum em esclarecer suas dúvidas e até em lhe ensinar.

Veja que interessante é essa Apostila sobre Ferrageamento Oficial da ABCCRMangalarga.

SpurAryBotas