Beca Itapuã

Certo dia eu e meu pai (como sempre) resolvemos dar um pulinho até a fazenda Itapuã para pegar 2 animais para trabalhar. 

Lá vieram uns 15 animais para seleção. Depois de uns 5, entrou uma égua tordilha, linda,  me falaram  que esta era uma escolha especial só para mim. Ela se movimentava muito bem, o salto então nem se fala!!! 

Fiquei muito ansiosa para montá-la, para ver se era tudo aquilo mesmo. Chegou a grande hora, ela estava lá encilhada me esperando, mas senti que rolava uma certa tensão no ar!!! Fui tentar montá-la e ela tentou bolear, uf… Tentei de novo e nada… Ai fomos para um local mais “fechado”, era um “quadrado “ cercado, e lá fui eu, fiquei em cima, mas ela boleou, me jogou para a cerca, acabamos as duas nos machucando. Ah… Ai sim que eu queria mais ela, nunca nenhum cavalo havia feito isso comigo!!!
Depois de muito tentar consegui parar em cima dela, ufa!!!  O pessoal da fazenda meio receoso ainda, segurando ela por baixo, dando umas voltas, até que resolveram solta-la. Nossa, que égua confortável, macia, fiquei boba em cima dela. Ai eu tinha mais certeza ainda que era ela!!!!
Brasileiro de Hipismo (BH)
– Nascida em 23/12/2001
– Filha de Clinton Jmen com Neca Itapuã
– Tordilha
Lá veio ela para o haras onde eu estava, égua nervosa, assustada… Cada dia que passava eu tentava ganhar sua confiança.. Mas nada acontecia. Resolvi deixá-la um mês no piquete para relaxar, mantendo contato todos os dias com ela para que ela confiasse em mim.
Depois desse tempo era hora de tentar montar… E ela só queria saber de bolear. Tentei quase 1 mês todo sem sucesso algum. Cheguei a ponto de quase desistir e mandá-la para um leilão. Certo dia conheci um instrutor de adestramento que me deu umas idéias de como ganhar a confiança dela. Estudei um pouco mais, desenvolvi um método próprio e lá fui eu aplicá-lo. Depois de 2 semanas ela já estava me aceitado em cima, mas eu só subia e decia. Até que resolvi ficar em cima.
Cada dia que passava ela me aceitava e confiava mais em mim. Primeira batalha vencida.
Só que ela não andava, era muito assustada, tremia toda e travava. Lá se foram mais 2 semanas, depois mais outras 2 para ela andar reto, trotar, galopar, e tudo mais…
Depois de MUITO tempo e paciência, sem nunca ter batido nela e forçado a fazer algo que não queria, sempre com muita compreensão, resolvi que era hora do salto. Começamos então a saltar ao trote, pois não tínhamos idéia de sua reação. Fomos subindo, subindo e nada de sair um salto. Tudo ela passava ao trote e saia ao trote, isso até 1,20m, ai resolvemos parar.
Começamos então a tentar saltar ao galope, ela toda desregulada sem saber o que estava acontecendo e como sempre passava pelas varas como se fosse nada.
Mais alguns meses de treinamento e senti que ela estava pronta para sua primeira prova. Começamos com 90cm, e ela ficou em primeiro lugar. Me deixou muito impressionada, pois eu achava que ela iria surtar!!!
Bora para a segunda prova, dois dias na policia militar, pulando 1m. Primeiro dia, 4 pontos, isso porque ela foi alto de mais e não cobriu a largura. Segundo dia 0… Pista limpa, perfeita, ela havia me surpreendido de novo!!! Fiquei super empolgada, mau podia esperar para próxima prova!!!
Mas foi ai que descobri que estava grávida… Nada mais de provas por 1 ano.
Continuei montando ela até eu ficar de 5 meses, nesta época ela era super delicada comigo, até que ela começou a se recusar a andar e mandei ela para o pasto com meus outro cavalos.
Ia visitá-la a cada 15 dias, ela sempre muito carinhosa comigo, até que em uma noite, caio um raio na porta da baia dela, ela se desesperou levou a porta no peito e saiu correndo. Depois deste dia ela fico ultra assustada.
Quando ela voltou para a Hípica parecia quando ela tinha chegado da fazenda. Toda desconfiada, mas com uma diferença, agora ela confiava em mim.
Demorei mais uns 2 meses para ela ficar corretinha e depois disso infelizmente meu trabalho acabou, Uf…!
Reza a lenda que ela esta indo para a Austrália…
E eu morrendo de saudades!!!! 

 

SpurAryBotas